sexta-feira, 2 de julho de 2010

FÉRIAS – Tempo de (Kairós e não Cronos)



1. Geralmente, chegados a Julho, Agosto e Setembro, tiramos um tempo para fazer algo fora da “rotina”. Muitos não conseguem mais do que uns 15 dias de férias. Alguns propõem-se, durante um mês, sair do seu meio habitual e rumar para outras paragens, ainda que seja cá “dentro”, deixando para trás todas as preocupações. Mas, será que somos capazes de preparar uns dias de férias?
O que são afinal férias?
 Tempo de repouso – Depois de um ano ocupado e preocupado com a nossa actividade profissional, chega o tempo de ir arrefecendo os “motores” e sentirmos o pulsar do coração. Não sermos escravos do horário … mas, dar tempo ao tempo!
 Tempo com a natureza – Escutar o “belo” da criação, perder a vista na imensidão do mar, dos vales e montes, na praia ou no verde da floresta. Conhecer outras paragens e outros costumes.
 Tempo de encontros - É tempo de retomar e fazer crescer uma amizade que na agitação do dia a dia, fomos adiando.
 Tempo de cultivar - Ler alguns livros, ver alguns filmes, ouvir música, saborear a vida no convívio da família, e dos amigos.
2. As autênticas “férias” é um KAIRÓS – um tempo com o transcendente, um tempo de Deus : “falando com Deus como um amigo fala a seu amigo”.

3. Há uma crise económica, o que obriga os cristãos a serem moderados nas suas despesas. Mesmo que tenham bens, têm o dever de ser austeros, repartindo o que gastariam, por outros que não têm possibilidade de fazer férias.




Sem comentários:

Enviar um comentário