sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sinalizando a vida (I)




Vi, li, ouvi, reflecti e escrevi…!
Fome, fomes …, todas têm apenas a mesma raiz: a fome de Deus!
Jesus encheu-se de compaixão, porque as multidões estavam cansadas, abatidas, famintas e sedentas, como ovelhas sem pastor e lançou imperativos aos discípulos. Hoje, temos de continuar a ter o coração e os olhos de Jesus, diante das situações do mundo em que vivemos, para que respondamos às grandes questões que nos são colocadas … , de modo frontal devemos responder aos que nos querem calar, usando os mais diversas e disfarçadas maneiras, nós não podemos ceder às diabólicas tentativas de construir uma sociedade, uma escola, uma família e associações sem Deus …! “Antes obedecer a Deus que aos planos obscuros dos homens …”, e as variadíssimas lições da História demonstram-nos que todas as tentativas de colocar Deus à margem, fracassaram em toda a linha.

As falsas divindades devem cair por terra porque não são de Deus. O alerta foi feito pelo Papa durante os trabalhos do Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente. Bento XVI alertou contra as falsas divindades que resultam do capital anónimo que escraviza o Homem, contra a droga que destrói a terra e contra as ideologias terroristas que usam o nome de Deus para propagar a violência.

O Programa da Educação Moral e Religiosa Católica, aposta na “BELEZA”, desafio de Bento VXI no discurso aos representantes do Mundo da Cultura Portuguesa em 12 de Maio p.p. no Centro Cultural de Belém: “Tornai as vossas vidas lugares de beleza”!
O “BELO” eleva-nos até Deus!
O desenvolvimento económico não pode estar à margem do desenvolvimento humano”, defendeu o padre Agostinho Moreira no II Fórum Internacional de Pessoas em Situação de Pobreza e Exclusão Social, realizada no auditório da Casa Amarela, na Assembleia da República.

Liu Xiaobo – Nobel da Paz - “Surpreende a coragem do comité Nobel ao indicar Liu Xiaobo como vencedor num momento em que toda a comunidade internacional se prostra diante da China super-rica, super-poderosa”.
A Mulher do Prémio Nobel da Paz - A mulher de Liu Xiaobou, o vencedor do Nobel da Paz 2010, está em prisão domiciliária na sua casa em Pequim depois de ter visitado o marido na cadeia para o informar do galardão, divulgou a France Presse. Onde está e como é posto em prática os Direitos Universais da Homem?

D. Ximenes Bello - Acaba de ser atribuído o Prémio Nobel da Paz 2010, a um dissidente chinês o sr. Liu Xiaobo, co-autor da “Charter 8” e actualmente na prisão. Ganhou o galardão, “pela sua longa luta de não-violência pelos Direitos fundamentais”, segundo O Comité Nobel da Paz, sediado em Oslo. Pessoalmente, regozijo-me com esta atribuição e, espero que a Comunidade Internacional possa continuar a pressionar o Partido Comunista Chinês no sentido de encetar um caminho de verdadeira democratização do país e de reformas políticas neste grande País.

“Prós e Contras” - No programa da última segunda-feira, com as presenças dos três ex-presidentes da República. O assunto foi a situação dramática do nosso país. É facto que estamos a correr para um abismo, precisamos de 50 milhões por dia e é insustentável este modo de viver. “Não tenho nada a ver com o problema: digo eu, dizes tu e dizem eles”! Mas, nós é que temos de “pagar” e daí não podemos fugir. Não defendo o inactivíssimo do “Zé”! Devemos ser como nos recomenda Jesus: “… estai vigilantes …, para não serdes apanhados de surpresa”.
Como cidadãos temos que tornar o nosso país credível e como cristãos temos que: erradicar a pobreza - um desafio à missão evangelizadora da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário