sábado, 20 de novembro de 2010

Sinalizando a vida (VI)




Vi, li, ouvi, reflecti e escrevi…!

Inovação social - Quem mais sofre com a crise são os pobres. E, nestes tempos, há cada vez mais pobres em Portugal. As instituições de solidariedade social estão aflitas porque já não conseguem responder à multiplicação dos pedidos de ajuda. Daí que seja necessário um apelo à inovação, à criatividade no apoio social. Tive há dias contacto com dois exemplos de iniciativas inovadoras. Um é o Fundo do Bem Comum, lançada pela ACEGE (Associação Cristã de Gestores e Empresários), com o apoio de alguns bancos. É um fundo de capital de risco para ajudar desempregados com mais de 40 anos a criarem empresas próprias. O outro é o Banco de Livros. A ideia partiu da Bertrand, com apoio da Fundação Pro Dignitate e do Banco de Bens Doados (ligado ao Banco Alimentar). Assim, nas mais de cinquenta livrarias Bertrand existentes em Portugal, até 5 de Dezembro as pessoas poderão comprar livros, ou assinar pequenos cheques, para doar a crianças pobres que não podem comprar esses livros. Os intermediários serão instituições na área de cada livraria. Dois bons exemplos. Oxalá apareçam muitos outros. Francisco Sarsfield Cabral,Jornalista

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, admitiu, por estes dias, que a Igreja em Portugal “poderá estar a viver um momento histórico” que a obriga a reposicionar-se face à sociedade actual. “A crise obriga-nos a ir ao âmago das questões e reconhecer que num mundo em constante transformação não bastam meras adaptações”. “É certo que não se trata duma época muito reconfortante. Não obstante, com ela advém uma nova hipótese e oportunidade para a Igreja se reposicionar teológica e antropologicamente no mundo”, precisou.

Papa elogia prática do esqui - O Papa Bento XVI elogiou, ontem, a prática do esqui, durante um encontro com um grupo de monitores daquela actividade desportiva de Inverno. O esqui estimula grandes capacidades, como a constância em alcançar objectivos, o respeito pelas regras, a tenacidade em superar dificuldades e ensina a harmonizar importantes dimensões física e espiritual da pessoa humana. Bento XVI, que, ao contrário, por exemplo, do seu antecessor, nunca foi fã da actividade desportiva, afirmou ainda que as montanhas e o ambiente onde se pratica o esqui ajudam a elevar o espírito e o olhar para Deus e, desse modo, permitem ao homem reconhecer como é pequeno perante a grandeza do Universo criado por Deus.


Famílias cristãs chamadas a dar testemunho dos seus valores - Numa sociedade em que valores como a verdade e a fidelidade parecem cada vez mais relativos, e onde os projectos em comum tendem a ser substituídos pela procura individual de satisfação, cabe às famílias cristãs saberem dar um testemunho radical e corajoso, baseado na Palavra de Deus em que acreditam.
“Hoje em dia é muito fácil seguir a maioria”.O grande desafio, para as famílias cristãs, passa não por viver à margem da sociedade actual, mas “olhá-la com o coração, amá-la e fazer propostas”, mesmo que isso signifique “estar, por vezes, contra a maré e sofrer”
Homens e mulheres, maridos e esposas, pais e filhos, cada um na sua dimensão, ninguém pode ficar de fora, se o objectivo principal é a transmissão de valores que revitalizem a família e eduquem as novas gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário