sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Sinalizando a vida (IV)





Vi, li, ouvi, reflecti e escrevi…!
Semana da nossa Igreja Diocesana e dos Seminários

“ … Se a realidade visível da Igreja não transmitir a força invisível do Espírito de Cristo, torna-se estéril, equivalente a qualquer associação humana:” Cardeal Patriarca

«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»
Hoje , como ontem, «a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos». Recomenda Jesus: «pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a Sua seara» (Lc. 10,). É o que nos propomos, nesta Semana dos Seminários, em que queremos, antes de mais, intensificar a nossa oração pelas vocações sacerdotais. Para a Diocese e para a Igreja Universal. Por outro lado, a nossa oração pelas vocações deve ser acompanhada pela acção em prol das vocações sacerdotais. Em cada Paróquia e nas Ouvidorias, nas Famílias e nos Movimentos, tem de haver a coragem da proposta vocacional e o cuidado do apoio aos vocacionados. É o que espera o Papa, neste Ano Pastoral 2010/2011, que corresponde à caminhada de preparação para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, que se vai realizar na cidade de Madrid, de 16 a 21 de Agosto de 2011, sob o lema da frase Paulina: «Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé» (Col. 2, 7).

Por estas semanas, … não há dia em que os Vicentinos e tantas outras Instituições são confrontados com autênticos dramas de fome: … a suplicar alguns alimentos para os filhos, pois já não conseguem ter uma refeição completa diária. Este “cenário”, está acontecer principalmente na nossa cidade de Ponta Delgada. Sabemos de restaurantes que já não deitam os "restos" para o lixo, mas que os guardam e que os disponibilizam para alguém que os vão buscar pela calada da noite, “os novos pobres”!
Esta nota tem a intenção de apenas sugerir que no Natal de 2010: os adultos se abstenham de trocar presentes entre si; nas empresas não se realizem os almoços e festas de Natal; nas cidades, vilas e freguesias, não se gastem dinheiro ao desbarato …!

Mercadinho de Natal - Na nossa Comunidade, no início de Dezembro, recolhemos artesanato, de todos o género e a sua venda, reverte a favor dos Vicentinos, que em nome dos mais necessitados agradecem e Deus não deixará sem recompensa. Podem desde já, deixar o seu trabalho no Centro paroquial de segunda a sexta das 13 às 16 horas.

Haloween - Ainda há resquícios da invasão publicitária e comercial, como em todos os anos nesta época: abóboras, disfarces de bruxas, de fantasmas, de esqueletos … E com nomes sugestivos: “Filha das trevas”, “A morte branca”, “Emissário da morte”, “Fantasma do inferno”; há forquilhas, caveiras luminosas, perucas de lobisomen e dentes de vampiro … Bastava entrar em qualquer zona comercial, que adultos, crianças e jovens têm uma panóplia para celebrar o Halloween. Esta “festa” coincide com a véspera da Solenidade de Todos os Santos. Todos os anos a Igreja alerta para o carácter pagão desta festa, que tem um pano de fundo de ocultismo e é absolutamente anticristã!
Onde está o que é nosso e genuinamente cristã: “o pão por Deus”?

Coisa de políticos - Num dos noticiários, vi o líder venezuelano, mostrando-se bem-disposto, dizendo graçolas e tratando o primeiro-ministro português e demais governantes como miúdos de escola. Mas,… na difícil situação em que Portugal se encontra, tudo parecia desculpar-se, pois Chavez estaria a fazer um grande favor à nossa economia. Só que, soube-se depois, as compras “de favor” de Chavez não representavam mais do que o cumprimento parcial – muito parcial mesmo – de compromissos assumidos há dois anos e entretanto esquecidos por Caracas.
O povo é paciente … , é bom, mas sente-se ofendido!

Sem comentários:

Enviar um comentário