quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vº Aniversário da Eleição de Bento XVI


Bento XVI assinalou o Vº aniversário da sua eleição com um almoço, no Vaticano. Neste momento de festa, o Papa disse não se sentir "só" e defendeu que a Igreja "ferida e pecadora", prossegue no seu caminho, entre "perseguições e consolações de Deus".

"Após 5 anos, somente posso dizer obrigado, obrigado especialmente ao próprio Senhor que me guia, mas obrigado também e sobretudo a vós, disse o Papa aos presentes, sublinhando
"toda a ajuda que recebo cada dia" (Agência Ecclesia)


Cavaco Silva escreveu: "... na jubilosa data em que se celebra o quinto aniversário do Pontificado de Vossa Santidade, é com particular satisfação que tenho a honra de manifestar a Vossa santidade, em nome do Povo Português e no meu próprio, a expressão do nosso mais profundo respeito".


José Pacheco Pereira disse à Ecclesia: " ... o seu papel como um dos grandes intelectuais de século XX e início do XXI, que mesmo enquanto Papa não deixa de permanecer como intelectual ..."


Diz o Bispo do Porto : " ... na alocução proferida no Solene Te Deum com que a Diocese assinala o aniversário das eleições dos Papas, D. Manuel Clemente deu graças a Deus pelo ministério de Pedro e referiu-se especificamente ao Vº aniversário de Bento XVI ... o Cardeal Ratzinger trouxe ao pontificado, na sucessão da grande figura de João Paulo II, o contributo muito oportuno da sua personalidade fortíssima, nos aspectos doutrinais e práticos..."


Adriano Moreira afirma: Bento XVI e o carisma de Ensinar - " ... Bento XVI foi elito numa época de relativismo que afecta visivelmente os pressupostos da identidade ocidental, quando o globalismo procura dar voz independente e livre a todos os povos, e o diálogo entre as culturas dá relevo à questão de saber se a questão universal, à qual São Paulo deu expressão ao afirmar"não judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus", ...

1 comentário:

  1. O Prefeito da Congregação para o Clero e arcebispo emérito de São Paulo (SP), Cardeal Dom Cláudio Hummes, em nome do Papa Bento XVI, convidou os sacerdotes do mundo inteiro a estarem presentes na Praça de São Pedro, no Vaticano, nos dias 9 a 11 de Junho, para a solenidade de encerramento do Ano Sacerdotal como gesto de "solidariedade e apoio" a Bento XVI e como começo de "um novo início". A nossa Paróquia da Matriz de Ponta Delgada ficará enriquecida se puder contribuir com os seus dois empenhados padres nesse momento simbólico da vida da Igreja universal.

    ResponderEliminar