segunda-feira, 26 de abril de 2010

Jesus Cristo, o Bom Pastor!

Terminou a Quinzena de Oração pelas Vocações, mas continuamos oportuna e inoportunamente a pedir que o Senhor envie novos "operários" para a Sua Messe!
Ontem, fiquei sensibilizado com uma palavra anónima dos catequistas da comunidade ao solidarizar-se com o seu pároco no dia em que se rezam pelos guias das almas.

sábado, 24 de abril de 2010

As aulas de Ratzinger e os doces de Bento XVI



Testemunho de quatro portugueses que conhecem o actual Papa.

Numa mesa-redonda realizada em 21 de Abril na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, os quatro oradores mostraram "Bento XVI - visto de perto".

O "aluno" D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, disse aos presentes que Bento XVI fez a "sua teologia sempre em dialogo com a cultura: com a sabedoria grega, concretamente platónica; com a filosofia medieval e com o pensamento moderno e contemporâneo".

Neste dialogo entre teologia versus filosofia, o bispo de Leiria-Fátima começou por fazer referência às três enciclicas de Bento XVI. Em relação à primeira encíclica"Deus é Amor", D. António Marto sublinha que a "simplicidade do texto pode enganar" porque "por detrás deste texto está toda a história do pensamento ocidental".

O Padre Noronha Galvão é um dos portugueses que melhor conhece Bento XVI, pois foi aluno do então Cradeal Ratzinger e participa nos célebres encontros anuais de antigos alunos com o Papa. Os seminários que o professor Ratzinger dirigia em grandes escolas de discussão teológica".

Ao caracterizar o pensamento teológico do actal Papa, o Pe Noronha acentua a "amplidão que ele abarca". Tem um grande rigor científico, baseando-se, por norma, no estudo exegético da Sagrada Escritura". mas, por outro lado, integra"sempre a perspectiva da espiritualidade e da pastoral" - disse o orador no Auditório Cardeal Medeiros. Domina o pensamento filosófico, político e das ciências naturais. O pensamento de Rtzinger situa-se no "tempo que vivemos".

O Jesuíta António Vaz Pinto também "bebeu" da sabedoria do professor Ratzinger. foi estudar para a Alemanha e matriculou-se numa disciplina leccionada pelo actual Papa. "Fiz com ele a cadeira de Eclesiologia" - disse o Pe Vaz Pinto.

Depois de terminadas as aulas, o professor Ratzinger e o aluno Vaz Pinto deslocavam-se de autocarro para o centro da cidade. Num tom jocoso e no meio de uma gargalhada geral, o Pe Vaz Pinto disse que Joseph Ratzinger "teve a sorte enorme de poder conviver três vezes por semana comigo no autocarro".

"Permitiu-me um contacto muito próximo e amigo" - disse. E acrescenta: " era um homem muito culto, afável e tímido, mas com uma visão muito larga da realidade".

Com cinco anos de pontificado (completados a 19 de Abril), Bento XVI ainda é comparado com o seu antecessor, mas a comparação"é injusta" - disse a jornalista Aura Miguel.

Acompanhou João Paulo II e Bento XVI nas viagens apostólicas e esclareceu as diferencias: "um é extrovertido e outro é tímido; um adorava desporto, este odeia desporto". Enquanto Bento XVI "descança a tocar piano", o anterior era um "apaixonado pelo teatro".

A jornalista da Radio Renascença disse ainda que o actual Papa vive em "regime de mosteiro" porque´"é o seu estilo". Aura Miguel que lançou, recentemente, um livro intitulado: " As razões de Bento XVI" contou algumas preferências do Papa alemão: "percebi que ele gostava imenso de doces".

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vº Aniversário da Eleição de Bento XVI


Bento XVI assinalou o Vº aniversário da sua eleição com um almoço, no Vaticano. Neste momento de festa, o Papa disse não se sentir "só" e defendeu que a Igreja "ferida e pecadora", prossegue no seu caminho, entre "perseguições e consolações de Deus".

"Após 5 anos, somente posso dizer obrigado, obrigado especialmente ao próprio Senhor que me guia, mas obrigado também e sobretudo a vós, disse o Papa aos presentes, sublinhando
"toda a ajuda que recebo cada dia" (Agência Ecclesia)


Cavaco Silva escreveu: "... na jubilosa data em que se celebra o quinto aniversário do Pontificado de Vossa Santidade, é com particular satisfação que tenho a honra de manifestar a Vossa santidade, em nome do Povo Português e no meu próprio, a expressão do nosso mais profundo respeito".


José Pacheco Pereira disse à Ecclesia: " ... o seu papel como um dos grandes intelectuais de século XX e início do XXI, que mesmo enquanto Papa não deixa de permanecer como intelectual ..."


Diz o Bispo do Porto : " ... na alocução proferida no Solene Te Deum com que a Diocese assinala o aniversário das eleições dos Papas, D. Manuel Clemente deu graças a Deus pelo ministério de Pedro e referiu-se especificamente ao Vº aniversário de Bento XVI ... o Cardeal Ratzinger trouxe ao pontificado, na sucessão da grande figura de João Paulo II, o contributo muito oportuno da sua personalidade fortíssima, nos aspectos doutrinais e práticos..."


Adriano Moreira afirma: Bento XVI e o carisma de Ensinar - " ... Bento XVI foi elito numa época de relativismo que afecta visivelmente os pressupostos da identidade ocidental, quando o globalismo procura dar voz independente e livre a todos os povos, e o diálogo entre as culturas dá relevo à questão de saber se a questão universal, à qual São Paulo deu expressão ao afirmar"não judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus", ...

terça-feira, 20 de abril de 2010


Mons Weber machado preside à celebração de Quinta Feira santa na Matriz de Ponta Delgada








A Erradicação da Pobreza

Às segundas, ao serão, fico por casa e gosto de assistir ao programa da Fátima Campos Ferreira - "Prós e Contras", ontem, fui até ao Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada participar numa Conferência : A Erradicação da Pobreza - "novos desafios para o século XXI". A Prof. Doutora Manuel Silva, na sua comunicação alertou a "minguada" assembleia para a urgência em resolver este flagelo que é transversal a toda a sociedade e de todos os quadrantes.
Ser pobre é um atentado à dignidade da pessoa humana! A Assembleia da República Portuguesa já em tempos consagrou que é uma obrigação/dever do poder político conjugar todas as suas forças para que a economia esteja ao serviço do trabalhador e não só com intuito do lucro. Pouco ou nada se tem feito a este respeito e no desenrolar do seu pensamento colocou-nos a questão muito clara: ou o problema da erradicação da pobreza é levado a sério ou o nosso sistema democrático está em causa.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Tríduo Pascal na Igreja Matriz


Quinta-feira Santa - O dia do Mandamento Novo, da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.

Tríduo Pascal na Matriz de Ponta Delgada


Sexta-feira Santa - a Paixão e morte do Senhor. A igreja olha para a Cruz do seu Senhor e Esposo e adora-a!

Tríduo Pascal na Matriz de Ponta Delgada


O Sagrado Tríduo da Paixão e Ressurreição do Senhor é o ponto culminante de todo o ano litúrgico, porque a obra da redenção humana e de perfeita glorificação de Deus foi realizada por Cristo especialmente no seu mistério pascal, pelo qual, morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Encontro Matrimonial na Comunidade


Hoje, pensei em falar do Encontro Matrimonial, Movimento da Igreja Católica.

Inicia-se por uma experiência de um "Fim de Semana" é aberto a casais de outros credos, ajudando os casaia a melhorar a sua relação, a comunicar mais intimamente, descobrindo novas técnicas de comunicação.

Este Movimento teve início em 1967 nos Estados Unidos e que o cardeal Suenens sonhou em trazer para a Europa e desde 1982 apareceu em Portugal e chegou aos Açores.

Este movimento também envolve sacerdotes e religiosos e desafia-nos a que trabalhar a nossa vocação na dimensão da "relação" entre nós e a comunidade.

Em Janeiro de 2008, participei num FDS 6º - Açores e foi um marco muito importante na minha vida como padre e para muitos casais da paróquia que têm aceitado o desafio de viverem um FDS.

A foto é do grupo que em Janeiro de 2010, participaram no 8º FDS - Açores.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Escutismo agraciado em Ponta Delgada




A autarca de Ponta Delgada, Dra Berta Cabral, agraciou as Associações de Escuteiros do Concelho nas comemorações dos 464º Aniversário da Cidade, com a entrega de Diplomas de Reconhecimento Municipal. Com este gesto, Berta Cabral promove uma justa homenagem colectiva à juventude.

O ideal de BB continua presente e actual, porque alicerçado no Evangelho.

O Chefe José Jorge, do CNE agradeceu o respeito pelos escuteiros e realçou que, com tal distinção "é a primeira vez que uma entidade oficial de São Miguel distingue o Corpo Nacional de Escutas. Parabéns!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Encontro - 2010


Bom dia,
Hoje, continua a ecoar no meu coração o Alleiua Pascal! O Senhor Ressuscitou!
É o essencial para a caminhada do dia a dia.
Viver na condição de Ressuscitado com Cristo é uma aspiração a que nos convida São Paulo na carta que escreve aos cristãos de Colossos: " uma vez que ressuscitastes com Cristo , aspirai às coisas do Alto ..."
Se lutarmos pelo nossa condição, como seremos sementes de uma nova sociedade!
Jesus Ressuscitado é o único desafio para um mundo melhor!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Editorial

Econtro é abrir-se ao outro e graças a ele identificar-se!
Encontro 2010, é um espeço onde desejo ter e dar a oportunidade de encontrar amigos que queiram partilhar as suas opiniões e assim chegar ao grande objectivo de ser pessoa - a Verdade!
Por isso respeito todas as opiniões que partem de pessoas de boa vontade, eu não sou detentor da verdade!
Procuro a verdade que me é revelada por Jesus Cristo!