sexta-feira, 26 de novembro de 2010

SINALIZANDO (VII)


Vi, li, ouvi, reflecti e escrevi…!

Greve Geral - O Catecismo da Igreja Católica (n.º 2435) refere que a “greve é moralmente legítima, quando se apresenta como recurso inevitável”, embora a carta “Octogesima Adveniens”, escrita em 1971 pelo Papa Paulo VI, ressalve no seu n.º 14 que, no caso dos serviços públicos “necessários para a vida quotidiana de toda uma comunidade, dever-se-á saber determinar os limites, para além dos quais o prejuízo causado se torna inadmissível”.
Lideres” – O ano 2010 ficará marcado por dois grandes acontecimentos: visita de Sua Santidade, Bento XVI, a Portugal em Maio e a Cimeira da NATO, por estes dias, ambos mexeram com a opinião pública:
O primeiro mobilizou o povo cristão e não só, para estar com o Papa, pelo menos ouvir e perceber que homem é este de quem muito se falava e se fala. Foi um momento alto e descomplexou-se muita mente empedernida e os desafios do Santo Padre não caiu em “terreno pedregoso”, a Conferência Episcopal Portuguesa, tem dado continuidade às preocupações deixadas pelo Santo Padre.
O segundo trouxe até Lisboa os “lideres” do Atlântico Norte. Tudo parou e foi passado a “pente fino” e houve um afastamento total do povo no seu dia a dia, por onde passaram ou iam passar as “vedetas”. Houve aparato e mediatismo, deste e daquele chefe de estado. Houve comunicações e até chegou-se a acordos//programa para a próxima década.
Comparando estes dois acontecimentos, encontramos diferença: “ … o meu Reino não é deste mundo …!”

“Solidariedades” – Têm surgido um pouco por toda a parte “grupos” organizados ou não, a promover acções de solidariedade para com os mais desfavorecidos no nosso meio, sobretudo neste tempo de Natal. Mas …, há tantas instituições orientadas pela Igreja e outras até não, mas credíveis, que já fazem esta trabalho e num ritmo continuado … porque o Natal não só um dia! Será que é saudável? Vejo que se puxam dos “galões” (pessoal ou de grupo), para ser título na comunicação social.
Pode-se alimentar situações injustas e pouco transparentes: dar-se sempre aos mesmos ou melhor “entulhando” famílias com bens alimentares e não só e outras continuam sem nada para mitigar a sua fome! É urgente uma solidariedade em rede e sem “fogo de artifício”

Auto-retrato do Papa - O livro "Luz do Mundo - O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos", que resulta de uma entrevista entre Bento XVI e o jornalista alemão Peter Seewald, foi apresentado esta Terça-feira no Vaticano. Bento XVI dá-se a conhecer pelas suas próprias palavras. Peter Seewald assegura que Bento XVI não fugiu a nenhuma das 90 perguntas nem “modificou as palavras pronunciadas”, propondo apenas “pequenas correcções” na transcrição final.

O livro estará disponível em Portugal no final de Novembro.

Mercadinho de Natal - Está aberto o “bazar” com prendinhas para este tempo de Natal, cujo produto reverte a favor da Conferência Vicentina – Rainha Santa Isabel – paróquia da Matriz. Aproveita e ajuda-nos a socorrer quem nos procura!

Sem comentários:

Enviar um comentário