sábado, 2 de outubro de 2010

Ser padre hoje e ser Pároco em Ponta Delgada



Sou Sacerdote desde 1 de Maio de 1978, muito já se passou, e sinto-me feliz, por aquilo que o Senhor foi fazendo em mim, tendo consciência das minhas limitações.
Fica um dado curioso: sou chamado pela Igreja a exercer tarefas, sempre ou quase sempre, a que não me sinto preparado, e aí tenho sentido como o Espírito Santo vai trabalhando a minha imperfeição.
Em 12 de Setembro de 2004, desci da Comunidade da Maia, para a Matriz de Ponta Delgada. Vim a "tremer", e tomei como minhas as palavras do Professa Isaías: ... sou incapaz! ... mas quem envieirei? Então disse: vou! Passaram-se seis anos e no dia 3 de Outubro de 2010, por mandato do D. António Sousa Braga, vou iniciar mais um "envio" de seis anos e, continuo a confiar no Senhor, Ele é o meu Pastor, nada me faltará! Conto com a oração da Comunidade e das "almas santas", que existem muitas, que rezam pelos Sacerdotes, oferendo por eles a sua vida.
Foi me enviado um "Anjo da Guarda" o padre José Maria Rego Almeida, basta olharmos-nos e estamos em sintonia. No mesmo acto, em que renovo o meu compromisso com o meu Bispo e a Comunidade, um outro colega, vem fazer equipa, o padre Pedro Maria, como Vigário Paroquial. A quem se dá muito lhe será pedido! Estamos confiantes, que vamos começar por estimarmos-nos e depois sermos úteis à Comunidade e à cidade.
A Igreja paroquial de São Sebastião, Matriz de Ponta Delgada é a convergência de fiéis de toda a cidade e Ilha.
Que eu saiba a ser fiel!

2 comentários:

  1. Que sejam os próximos 6 anos tão profícuos como os que agora findaram!

    ResponderEliminar
  2. Uma reflexão muito interessante!!!
    Mas, sendo o Sacerdote que é, tenho a certeza que vai continuar a ser tão útil à Comunidade Paroquial como o foi até agora.

    ResponderEliminar