No dia 17 de Setembro iniciaram o “Caminho de Santiago” um grupo de 18 Romeiros quaresmais da nossa Matriz. Partiram de Esposende com o apoio logístico da Associação Jacobeia - Via Vetreis.
Como pároco fui-os seguindo à distância, mas na noite de 23, pôs-me a cominho e na manhã de 24 estava na Praça Obradoiro à sua espera, minutos que mais pareciam horas. Havia grande movimentação na Praça junto à Catedral de Santiago, mas quando a canto melancólico da Avé-Maria fez – se ouvir de uma esquina da Praça, todos se voltaram para aquele grupo de homens que chagavam de “longe” trazendo à multissecular Praça uma tradição Micaelense, cinco vezes secular. Todos trazia um rosto marcado não pelo cansaço, mas pela alegria da meta alcançada!
Foi um longo tempo de oração e depois foram acolhidos por mim e pelo grupo “amigos” da Via Veteris que durante a sua caminhada trazia-os sempre no pensamento. Seguiu-se a missa na Catedral, depois foi o retemperar das forças, foi dado a cada um “ Certificado de Peregrino de Santiago”, foi o reconhecimento da cidade, e terminou o dia com o descanso no Albergue. No dia seguinte, Domingo, missa novamente na Catedral e foi o regresso ao Porto e deste a Ponta Delgada.
Domingo, dia 2 de Outubro, todos a postos para dar Graças a Deus por este feito e nós lá estaremos!